terça-feira, 29 de outubro de 2013

HEMATOLÓGIA



Alterações histológicas provocadas por doenças hematológicas




Entendendo  Hematologia


       Hematologia é o ramo da biologia que estuda o sangue. A palavra é composta pelos radicais gregos: Haima (de haimatos), "sangue" e lógos, "estudo, tratado, discurso".


       A Hematologia estuda, particularmente, os elementos figurados do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Estuda, também, a produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos): medula óssea, baço e linfonodos.  Por outro lado, além de estudar o estado de normalidade dos elementos sangüíneos e dos órgãos hematopoíéticos, estuda também as doenças a eles relacionadas (hemopatias).




 Doenças Hematológicas

O sangue é um tecido primordial para à manutenção de todos os demais tecidos e órgãos do organismo humano.  Basicamente, formado por uma parte líquida (o plasma) e por células (hemácias, plaquetas e leucócitos). 
O plasma contem proteínas que entre outras ações atuam na defesa do organismo e ajudam a controlar hemorragias, as hemácias transportam o oxigênio para todo o organismo, as plaquetas controlam sangramentos e os leucócitos combatem infecções.
A estabilidade entre o ritmo de produção e de destruição das células do sangue, assim como a manutenção da composição do plasma, é vital aos processos de oxigenação e nutrição dos tecidos e aos processos de defesa do organismo. Algumas doenças prejudicam a produção ou a função dos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Outras originam em alterações do plasma sanguíneo.
São muitas as formas de câncer que acontece nas células do sangue, e seu nome varia em função do tipo de célula comprometida.  Pode-se citar como exemplo, algumas dessas doenças que afetam o tecido sanguíneo, e que interfere na saúde dos indivíduos afetados: A Leucemia e Anemia.


 Leucemia


A leucemia refere-se a um grupo de cânceres que afetam as células brancas do sangue. É uma enfermidade que se desenvolve na medula óssea, parte do corpo que produz as células sanguíneas, (células vermelhas, células brancas, e plaquetas). Um organismo com leucemia produz exageradamente certos tipos de glóbulos brancos, chamados blastos (células muito jovens), causando infecções, anemia e sangramento excessivo.
Essa produção desenfreada das células brancas acabam não conseguindo alcançar a maturidade e então ficam doentes, impedindo assim que as suas funções sejam exercidas. Ou seja, as células doentes tomam lugar das saudáveis e começam a dar problemas no corpo.

Causas da leucemia

           A causa exata ainda não é conhecida, mas a doença é influenciada por fatores genéticos e ambientais e resultam de mutações somáticas no DNA, as quais podem ocorrer espontaneamente ou em função de exposição à radiação ou a substâncias cancerígenas, e tem sua probabilidade influenciada por fatores genéticos.
             "Acredita-se que uma alteração na estrutura genética cause anomalias e multiplicação descontrolada dos glóbulos brancos. A origem desta alteração é ainda desconhecida, porém suspeita-se de alguns fatores, como fatores genéticos, anomalias inatas (síndrome de Down e anemia de Fanconi), exames de raio X, alguns tipos de vírus e substâncias químicas irritantes em altas doses, como o benzeno", explica o hematologista do Einstein, Dr. Nelson Hamerschlak.
Anemia
As anemias são doenças na qual a  condição do conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência.    As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como Ferro, Zinco, Vitamina B12 e proteínas.  
Podem ser causadas por hemorragias intensas, pela destruição acelerada das hemácias, pela produção insuficiente de glóbulos vermelhos na medula óssea ou pela produção de glóbulos vermelhos com pouca hemoglobina. Este último exemplo é a causa mais frequente de anemia, principalmente na infância, ocasionada pela insuficiência de ferro na alimentação, onde o ferro é um componente importante na formação da hemoglobina.
 o vídeo a baixo demostrará e complementará o assunto do texto acima descrito, abordando a composição do sangue, sua importância, e doenças relacionadas.








Referência Bibliográficas:

2 comentários:

  1. Muito bom o vídeo Ronaldo, como você mesmo disse ele completa muito bem o assunto abordado por você. Sem falar que nos traz um alerta para que fiquemos mais interessados no assunto e assim mais prevenidos sobre os riscos que corremos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Ronaldo, o tópico que você falou da anemia nos traz a real causa dessa doença e como preveni-lá .

    ResponderExcluir